quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CRONOGRAMAS DAS AULAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MINISTRADA PELO PROFESSOR VICENTE MARTINS (UVA, Letras Sobral,2008.2)





Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Curso de Letras Campus da Betânia, Sobral, Estado do Ceará

Prof. Ms Vicente Martins –2008.2


Disciplina:Aquisição da Linguagem[1]




CRONOGRAMAS DAS AULAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM -2008-2009

Prof. Vicente Martins

ENCONTRO/MÊS/DIA/ATIVIDADES ACADÊMICAS


1. /10/15/Apresentação da disciplina Aquisição da Linguagem no contexto de formação inicial em Letras: ementa, carga horária, conteúdo programático, metodologia, formas de avaliação e bibliografia básica. O material didático (bibliografia) disponível para xerocação.


O material on-line (blog da disciplina). Orientação para aplicação, coleta e análise dos dados (corpus) da Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) junto às escolas públicas.


2. /10/16/Leitura, discussão e resenha sobre Psicolingüística segundo BALIEIRO: 2001, p. 171-201. Exposição do professor Vicente Martins: como desenvolver a competência lingüística em sala de aula?


3. /10/22/Leitura, discussão e resenha sobre Psicolingüística segundo BALIEIRO: 2001, p. 171-201. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


4. /10/23/Leitura, discussão e resenha sobre Aquisição da Linguagem segundo SCARPA: 2001, p. 203-232.. Exposição do professor Vicente Martins: como desenvolver a competência lingüística em sala de aula?

5. /10/29/Leitura, discussão e resenha sobre Aquisição da Linguagem segundo SCARPA: 2001, p. 203-232. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


6. /10/30/Leitura, discussão e resenha sobre Teorias e Abordagens de Aquisição da Linguagem segundo MELO: 1999, P.25-53. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


7. /11/05/Leitura, discussão e resenha sobre Teorias e Abordagens de Aquisição da Linguagem segundo MELO: 1999, P.25-53. Exposição de Grupo de alunos (Seminário de estudos). Entrega do corpus de dos dados da Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) junto às escolas públicas. Entrega do artigo científico m a análise dos dados da pesquisa lingüística (SDLE), valendo nota de AP1.

8. /11/06/Leitura, discussão e resenha sobre a Pesquisa em Aquisição da Linguagem segundo DEL RÉ: 2006, p.13-44. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


9. /11/12/Leitura, discussão e resenha sobre Linguagem sob a perspectiva da Psicologia Cognitiva segundo STERNBERG: 2008, p.294-325. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


10. / 11/13/Entrega de resenhas dos textos de Balieiro(2001), Del Ré (2006), Melo (1999), Scarpa (2001) e Sternberg (2008). Orientações do professor Vicente Martins para a elaboração de um Glossário com, pelo menos, 500 verbetes, em versões impressa e digital (CD), dos termos relacionados com o conteúdo específico da disciplina extraídos de todas referências bibliográficas até aqui estudadas (unidades I e II).


11. /11/19/Leitura, discussão e resenha sobre o processo da escrita segundo KATO: 1990, p.98.138.Exposição do professor Vicente Martins: como desenvolver a competência escritora em sala de aula.

12. /11/20Leitura e discussão sobre o processo da escrita segundo KATO: 1990, p.98.138. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.
13. /11/26Leitura, discussão e resenha sobre pensamento e linguagem na criança segundo VIGOTSKI: 2000, p.11-63. Leitura, discussão e resenha sobre pensamento e linguagem na criança segundo VIGOTSKI: 2000, p.11-63
14. /11/27/Leitura, discussão e resenha sobre pensamento e linguagem na criança segundo VIGOTSKI: 2000, p.11-63Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.

15. /12/03/Leitura, discussão e resenha sobre Problemas na aprendizagem da linguagem segundo KAUFMAN: 1996. P.51-71.Exposição do professor Vicente Martins.

16. //12/04/Leitura e discussãosobre Problemas na aprendizagem da linguagem segundo KAUFMAN: 1996. P.51-71.Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.

17. /12 /10 /Leitura, discussão e resenha sobre Alterações da linguagem na criança e no adulto segundo PUEYUELO: 2007, p.221-276. Exposição do professor Vicente Martins.

18. /12 /11 /Leitura e discussão sobre Alterações da linguagem na criança e no adulto segundo PUEYUELO: 2007, p.221-276Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


19. /12/17/Leitura, discussão e resenha sobre dificuldades específicas em leitura (dislexia) segundo SHAYWITZ: 2006, p.101-133. Exposição do professor Vicente Martins.


20. /12/18/Três entregas de atividades acadêmicas: a) Resenhas dos textos de KATO(1990), KAUFMAN(1996), PUYUELO(2007), SHAYWITZ(2006) e ViGOTSKI (2000); b) Glossário com, pelo menos, 500 verbetes, em versões impressa e digital(CD), dos termos relacionados com o conteúdo específico da disciplina extraídos de todas referências bibliográficas até aqui estudadas (unidades I e II).


21./01/07/Leitura, discussão e resenha sobre dificuldades específicas em leitura (dislexia) segundo SHAYWITZ: 2006, p.101-133. Exposição de Grupos de Discussão (Seminários de estudos) e sistematização do conteúdo exposto pelo professor Vicente Martins.


22. /01/08/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


23. /01/14/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


24. /01/15/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


25. /01/21/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


26. /01//2/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


27. /01/28/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


28. /01/29/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


29. /02/11/Seminários Temáticos: Tópicos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) sobre a Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) aplicada junto às escolas públicas estaduais e municipais no Noroeste do Estado do Ceará.


Entrega do trabalho acadêmico sobre a coleta e análise dos dados (corpus) da Sondagem das Dificuldades em Linguagem Escrita (SDLE)) junto às escolas públicas. (AP3)


30. /02/12/Avaliação do professor: metodologia, conteúdo e conduta em sala de aula. Auto-avaliação da disciplina: pontos positivos e negativos no desenvolvimento, em sala de aula, da disciplina Aquisição da Linguagem (AP3). Avaliação do professor: metodologia, conteúdo e conduta em sala de aula.


Sugestões bibliográficas complementares

BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental. Brasília: INEP, abril 2003.


BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 8ª série do ensino fundamental. Brasília: INEP, dezembro 2003.


3. BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio. Brasília: INEP, abril 2004


BRASIL. Ministério da educacão. Consulta ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. Brasília: MEX/INEP. Documentos disponiblizados, por municípios, na internet: http://ideb.inep.gov.br/Site/


COLOMER, Teresa, CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 59-88.


COLOMER, Teresa, CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 29-57.


3. CONDEMARÍN, Mabel, MEDINA, Alejandra. Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 49-88.


CRAVEIRO, Ana Nery Marinho. Dificuldades na aquisição da língua escrita e metacognição: perspectivas de solução. In CRUZ, Silvia Helena Vieira, TETRALANDA, Mônica (orgs.). Linguagem e educação da criança. Fortaleza: UFC, 2004. P.300-316.


GUEDES, Paulo Coimbra, SOUZA, Jane Mari de. Não apenas o texto, mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt et ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 137-156.


LINS, Sylvie Delacours. Representações da leitura no inicio da alfabetização. In CRUZ, Silvia Helena Vieira, TETRALANDA, Mônica (orgs.). Linguagem e educação da criança. Fortaleza: UFC, 2004. P.287-299.


MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 159-165.
MARTINS, Vicente. O método fônico na alfabetização de crianças. In CLEBSCH, Júlio. Educação 2008: as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores. Curitiba: Multiverso, 2008. p. 142-143.


9. MARTINS, Vicente. Para uma proposta de Sondagem das dificuldades em leitura, escrita e ortografia. SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006. P. 101-108. [Proposta originalmente apresentada ao Grupo de Trabalho do MEC (SEESP/SEB, Brasília).


PAULA, Francirene de Souza. O redimensionamento do processo de alfabetização no Ceará. In CRUZ, Silvia Helena Vieira, TETRALANDA, Mônica (orgs.). Linguagem e educação da criança. Fortaleza: UFC, 2004. P.352-369.


ROLLA, Ângela da Rocha. Ler e escrever literatura: a mediação do professor. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 166-173


SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 101-133.
SMITH, Frank. Leitura significativa. 3ª Ed.Tradução de Beatriz Affonso Neves.Porto Alegre: Artmed, 1999. P.19-49.


Escreva para Vicente Martins:
vicente.martins@uol.com.br


Nenhum comentário: